sexta-feira, 27 de agosto de 2010
27 de Agosto dia do Psicólogo
Através de registros históricos pode-se observar que a violência está presente no mundo há milhares de anos: nas guerras entre países, etnias e religiões. Na sociedade atual as várias formas de violência como suicídios, homicídios, seqüestros e assaltos são diariamente noticiadas na internet, nos jornais, revistas e programas de televisão. Todos os dias, cada vez mais pessoas são expostas a eventos violentos e invasivos.
Diante de acontecimentos tão freqüentes fala-se em trauma, e por ser tão noticiado sugere que este seja um conceito simples, em que algum evento terrível acontece e as pessoas passam a ter dificuldade para lidar com as demandas diárias da vida pessoal e profissional. Contudo, o trauma é um conceito complexo que pode afetar os relacionamentos e a forma como o sujeito percebe o mundo ao seu redor. As respostas dos indivíduos a um evento traumático podem variar bastante, mas uma das respostas possíveis é o desenvolvimento do Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), o qual resulta em prejuízos no relacionamento interpessoal em ambientes sociais e familiares.
Assim, ciente da importância do tema, a Comissão de Eventos do Curso de Psicologia da FAN promove, nos dias 27 e 28 de agosto, em homenagem ao dia do Psicólogo, debate sobre a “Atuação do Psicólogo no acompanhamento ao TEPT”.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário