Professora, essa frase tem duas locuções verbais não é? - Se vocês continuarem brigando, não irão passear. E sobre correlação verbal é só para saber que: Futuro do subjuntivo, depois vem Futuro do presente do Indicativo e Pretérito Imperfeito do subjuntivo, depois vem futuro do pretérito. É só isso sobre correlação?
Olá Marilva, eu ainda tenho uma pequena dúvida em relação ao verbo irregular. Eu conjuguei o verbo SER no pretérito perfeito e no presente, só que invés de estar diferente no pretérito perfeito, estava no presente, é normal? E no verbo cantar, quando eu conjugo no pret. perfeito, as desinências são diferentes, ele é irregular? Porque se o radical não se diferenciar no pret. perfeito, vai na desinência? Quando eu ultilizo a de desinência para dizer que o verbo é irregular?
Cauanna, o verbo ser não segue nenhum modelo de conjugação, portanto é irregular. O verbo cantar é um verbo regular, portanto não apresenta modificação nem no radical, nem nas desinências. As desinências que aparecem no pretérito perfeito na conjugação desse verbo são comuns.Um exemplo de verbo irregular a partir das desinências é o verbo estar.
Sim,é uma locução verbal. As correlações verbais mais comuns são: Verbo no Pretérito Imperfeito do subjuntivo - Verbo no futuro do Pretérito do Indicativo; Verbo no Futuro do Subjuntivo - Verbo no futuro do Presente do Indicativo.
Thayná, localizamos uma locução verbal quando na expressão existe um verpo que funciona como verbo auxiliar e outro que funciona como verbo principal, que aparecem em das formas nominais ( gerúnidio, particípio e infinitivo impessoal)
okay,Pró o modo subjuntivo pode indicar não só dúvida mas tbm desejo hipotese ordem ou proibição infinitivo gerúndio e substantivo abstrato todos eles caíram na prova ou só duvisa/hipotese?
Netinho e João Pedro. As correlações verbais mais comuns são: Verbo no Pretérito Imperfeito do subjuntivo - Verbo no futuro do Pretérito do Indicativo; Verbo no Futuro do Subjuntivo - Verbo no futuro do Presente do Indicativo.
Professora, essa frase tem duas locuções verbais não é?
ResponderExcluir- Se vocês continuarem brigando, não irão passear.
E sobre correlação verbal é só para saber que:
Futuro do subjuntivo, depois vem Futuro do presente do Indicativo e
Pretérito Imperfeito do subjuntivo, depois vem futuro do pretérito.
É só isso sobre correlação?
Os verbos ver e vir são verbos irregulares?
ResponderExcluirProfessora, a frase:
ResponderExcluirPare de reclamar!
é uma locução verbal?
Quais são mesmo as correlações verbais?
ResponderExcluirOlá Marilva, eu ainda tenho uma pequena dúvida em relação ao verbo irregular. Eu conjuguei o verbo SER no pretérito perfeito e no presente, só que invés de estar diferente no pretérito perfeito, estava no presente, é normal? E no verbo cantar, quando eu conjugo no pret. perfeito, as desinências são diferentes, ele é irregular? Porque se o radical não se diferenciar no pret. perfeito, vai na desinência? Quando eu ultilizo a de desinência para dizer que o verbo é irregular?
ResponderExcluirSim. Os verbos mencionados são irregulares,pois não seguem o modelo da conjugação dos verbos regulares.
ResponderExcluirQuando localizamos quando é uma lucucao verbal
ResponderExcluirThayná
7 c
Cauanna, o verbo ser não segue nenhum modelo de conjugação, portanto é irregular. O verbo cantar é um verbo regular, portanto não apresenta modificação nem no radical, nem nas desinências. As desinências que aparecem no pretérito perfeito na conjugação desse verbo são comuns.Um exemplo de verbo irregular a partir das desinências é o verbo estar.
ResponderExcluirSim,é uma locução verbal.
ResponderExcluirAs correlações verbais mais comuns são: Verbo no Pretérito Imperfeito do subjuntivo - Verbo no futuro do Pretérito do Indicativo;
Verbo no Futuro do Subjuntivo - Verbo no futuro do Presente do Indicativo.
Sim, Aline você está correta.
ResponderExcluirThayná, localizamos uma locução verbal quando na expressão existe um verpo que funciona como verbo auxiliar e outro que funciona como verbo principal, que aparecem em das formas nominais ( gerúnidio, particípio e infinitivo impessoal)
ResponderExcluirLorena, os verbos ver e vir são irregulares, pois não seguem o modelo de conjugação dos verbos regulares.
ResponderExcluirokay,Pró o modo subjuntivo pode indicar não só dúvida mas tbm desejo hipotese ordem ou proibição infinitivo gerúndio e substantivo abstrato todos eles caíram na prova ou só duvisa/hipotese?
ResponderExcluirExmplos:
ResponderExcluireu achei uam forma facil de memorizar os modos
tirando o radical fica ele a desinencia esta correto
Thayná
7 c
Pró,eu não entendi sobre as correlações verbais.
ResponderExcluirMatheus 7ºB
iai marilva,como é a correlação verbal mesmo?turma B
ResponderExcluirLory, o modo subjuntivo não expressa ordem nem proibição.
ResponderExcluirNetinho e João Pedro. As correlações verbais mais comuns são: Verbo no Pretérito Imperfeito do subjuntivo - Verbo no futuro do Pretérito do Indicativo;
ResponderExcluirVerbo no Futuro do Subjuntivo - Verbo no futuro do Presente do Indicativo.
Seu raciocínio está correto, mas lembre-se de que em algumas conjugações após o radical aparece a vogal temátiva.
ResponderExcluir